terça-feira, 5 de junho de 2012

Jantar de preparação para o 18º Almoço Convívio

Realizou-se no passado dia 26 de Maio, o 1º Jantar da Comissão de Convívios 2012, de preparação para o 18º ALMOÇO CONVÍVIO, aliás como já tinha sido noticiado em Castelo Branco, quando a Comissão tomou posse.
Devido à grande responsabilidade do evento, não poderia a Comissão deixar de testar o Restaurante escolhido e fazer a 1ª apresentação da Ementa.
É claro que pela idade da Comissão, 180 anos, não poderíamos degustar a totalidade da ementa pelo que resolvemos testar apenas a 'sopa' e o prato de peixe.
Deixámos a 'Chanfana de Galo Velho' para outra oportunidade (os galos ainda estão a envelhecer).
Assim, depois de adquiridos os peixes no mercado local, enguias e pregado, lá fomos preparar as iguarias com a ajuda dos cozinheiros do OláRia, que muito profissionais e simpáticos, nos prestaram todo o apoio para os trabalhos de confecção das receitas secretas e familiares da nossa Região, apenas divulgadas ao Cozinheiro Chefe do OláRia, sobre compromisso de honra de não divulgação a terceiros.
Começámos por preparar a 'canja de enguias', com os bichos a tentar fugir da panela de tão vivos que estavam. Valeu-nos a presteza do Valentim e o treino ainda residual do Curso de 'Operações Especiais' que com golpes certeiros decapitou os bichos.
O tempero da canja, o tal segredo familiar e ancestral, que não vamos divulgar, é o chamado pó de enguias que tem muito que se lhe diga e não é açafrão ou gengibre moído como dizem nas receitas que se pesquisam na net, é uma mistura de várias especiarias e por isso é que é secreta!
Depois preparou-se o ensopado de pregado à moda da Costa Nova, outra receita muito discutida e que todos os restaurantes dizem ter a melhor. A que nós fizemos em teste, foi o resultado de muitos anos de pesquisa e visita a muitas cozinhas à socapa, muitos kilos de peixe cozinhado, etc, etc.
Aí o Figueiredo foi mestre (não o Alferes da 2ª CART) e com a faca de mato que ainda conserva religiosamente dos tempos em que no Zumbo, tomou conta do Professor e das Filhas (especialmente destas), cortou-o a preceito, em postas, sobre a orientação do Campos, aprendiz de cozinheiro, com estágio na messe de Sargentos do Fingoé, quando o Duarte, depois de estar de serviço à 'pista', trazia uma gazela ou quando o Cristóvão trocava no aldeamento um cão por um 'cumba' e havia festa toda a noite na messe (Não consegui contabilizar as vezes que o mesmo cão foi trocado pois o dito, com fome, voltava sempre ao Aquartelamento, para ser novamente trocado).
Os temperos do ensopado foram adicionados nas proporções devidas, tal como a pimenta em grão, as especiarias secretas, o pão de unto e outras coisas tais.
Posto ao lume 1º o tacho da canja de enguias e mais tarde o do ensopado, controlada a 'cozedura' pelos mestres da Comissão, foram as iguarias provadas pelos donos do Restaurante e seus convidados assim como pela Comissão, bem regados por um branco e também um tinto aportado pelo Valentim.
Não vale a pena descrever os antes e os depois para não sermos fastidiosos...
No final, feita a apreciação da degustação, foi classificada com um 9 em 10, apenas a canja de enguias estava ligeiramente insossa, propositadamente, devido aos 180 anos da Comissão.
Não sei se teremos tempo para degustar a 'chanfana de galo velho', se tivermos daremos novamente notícias. Até lá pensem em inscrever-se no almoço, antes que as enguias acabem....  

A Comissão 2012